Nunca subestime o desconhecido.

A NATUREZA É IMPARÁVEL! A compreensão e respeito é o nosso poder.

O raio proporciona um deslumbrante "dançar" de luz e som, dito isso, quem nunca se deparou com a impactante cena de luzes cortando o céu e do estrondoso som, isso é o relâmpago e o trovão.

Nossos sentidos podem observar, sim, mas somos incapazes de dominar essa energia e caso estejamos em seu "caminhar", já sabemos o resultado.

Historicamente buscamos almejar lugares maiores, mais altos e mais seguros para o desenvolvimento da vida humana, seja como moradia, trabalho, lazer, enfim para prosperarmos em harmonia com meio ambiente; contudo o raio é imparável, somos incapazes de prevenir ou controla-lo. Como evitar que ele nos encontre e como evitar que nossas construções sofram menos com impacto do raio? Visto que avançamos em ocupar maiores espaços horizontal e verticalmente.

Nos dias atuais inúmeras instituições pelo mundo delinearam procedimentos e medidas para proteger vidas humanas, animais, edificações mitigando os danos físicos e minimizando as perdas financeiras, no contexto nacional a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) reuniu todos este procedimentos, assim como embasou, justificou e quantificou em 4 volumes a NBR-5419:2015, intitulada: Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, ficando a nós todos fazer nossa parte, pois raio é imparável.        

O raio sempre irá procurar o melhor e menor "estrada" para caminhar entre o céu e a terra.

Depende de nós para garantir que vidas esteja seguras, a quem imagina que é apenas instalar para raios, para estes digo: isso é apenas uma parte das medidas a serem tomadas e esta não tão trivial para todas as situações.

Salvaguardar vidas é responsabilidade de todos.

Sim, todos nós precisamos atuar e não digo apenas engenheiros, técnicos, fiscais, incluo aqui todos mesmo, síndicos, gerentes diretores, coordenadores, moradores de edifícios e vizinhos destes edifícios, governantes, a população em geral.

           NOTA: As normas não são métodos teóricos e nem meios de angariar dinheiro e sim para seguridade do desenvolvimento humano.
                        Se isso faz sentido a você, acompanhe aqui, se conhece alguém que precisa ou merece saber sobre o assunto, encaminhe. 


Vou explorar e discorrer muito mais o assunto em próximas publicações. 


Obrigado por você estar aqui.

Eto, Tiago Toshiro.

Comentários

Postagens mais visitadas